Diretoria do Senge MS participa do Movimento Engenharia Unida para debater crescimento e valorização da categoria no Brasil

26 NOV2016
Por: Leticia Daniel - Comunicação Senge/MS

Ex-presidente do Senge MS, Eng. Edson Shimabukuro; Diretor do Senge MS, Eng. Mario Sergio Cardoso e Vice-presidente do Senge MS, Eng. Mucio Teixeira

Evento reúne profissionais de todo o Brasil

Banner do Sindicato dos Engenheiros de Mato Grosso do Sul no evento em Barra Bonita-SP

Dir. do Senge MS, Eng. Mário Sérgio Cardoso, Dep. Fed. de Alagoas, Eng. Ronaldo Lessa, Vice-presidente do Senge MS, Eng. Múcio Teixeira, Presidente da FNE, Eng. Murilo Pinheiro

Profissionais discutindo panéis durante o evento

Presidente do Senge, Eng. Jean Saliba participa de bancada juntamente com outras entidades

Ecoado por todo o País, o chamado da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) para o Movimento Engenharia Unida, reuniu nesta semana profissionais de norte a sul do Brasil em Barra Bonita, no estado de São Paulo.

Na noite da última quinta-feira (24), cerca de mil profissionais compareceram à abertura do evento que discutiu "Engenharia Unida - Mobilização pela retomada do crescimento e valorização profissional" no auditório do Hotel Estância Barra Bonita. “Proximidade, motivação e boas intenções. Esse é o espírito desse encontro.” Com essas palavras, Murilo Pinheiro, presidente da FNE, saudou os participantes. "O objetivo primordial de nosso encontro é de forma democrática, séria e responsável, debatermos os temas e apontarmos soluções possíveis para saída de uma das piores crises que já vimos em nosso país, que trouxe 12 milhões de desempregados. Não podemos nos calar! Temos que nos unir para lutar fielmente na defesa dos nossos recursos, como o pré-sal, as reservas hídricas e a Amazônia. Precisamos posicionar as entidades e os trabalhadores na proteção e incentivo ao sistema produtivo, não podendo nos render ao setor financeiro. A agronomia de ponta desenvolvida por nossos técnicos tem sustentado nosso Brasil em momentos complicados e nos apresentado ao mundo por nossa inteligência e inovação tecnológica. Sabemos que os engenheiros e profissionais da área tecnológica têm um papel fundamental, juntamente com os governantes, empresários, instituições de ensino e jovens estudantes: serem os agentes transformadores para as mudanças necessárias à volta do crescimento e desenvolvimento”, destacou Pinheiro.

Além de diversas autoridades, profissionais de Engenharia e estudantes da área, estavam presentes dirigentes dos 18 Sindicatos dos Engenheiros (Senges) filiados à FNE. O Senge-MS representado pelo seu Presidente, Eng. Jean Saliba, pelo seu Vice-presidente, Eng. Múcio Teixeira e pelo seu Diretor e também Representante na FNE, Eng. Mário Sérgio Cardoso participaram do evento que aconteceu nos dias 24 à 26 de novembro.

O presidente do Senge-MS, Eng. Jean Saliba pontuou a importância do evento e o papel dos Sindicatos no crescimento da categoria no Brasil. "A Engenharia, através das suas entidades sindicais, buscam muito além de discutir salários e conquistas trabalhistas, ela se preocupa com o futuro do país. Por isso, quer apresentar propostas para a retomada do crescimento, que passa necessariamente pelos serviços de Engenharia em suas diversas modalidades", afirmou Saliba.

Já o Diretor do Senge-MS, Eng. Mário Sérgio Cardoso destacou o último painél apresentado, intitulado "Preservar direitos e valorizar o trabalho". Segundo Cardoso, "foi apresentado uma relação do Governo de forma que mostra a quebra da previdência, mas as comentadoras do painel afirmaram que esses números foram 'maltratados' na forma de demonstrar, por isso, pediram a mobilização dos sindicatos com o intuito de não ocorrer mudanças de forma a prejudicar o povo brasileiro", lembrou ele.

Por fim, o vice-presidente do Senge-MS, Eng. Múcio Teixeira pontuou a preocupação da FNE com a situação econômica e política do país. "Este evento trouxe visão e despertou a categoria da área tecnológica para a sua importância na reconstrução do Brasil", finalizou.